sábado, 14 de abril de 2012

PROIBIDAS ESTUFAS EM SALÕES DE BELEZA PARA PREVENIR DOENÇAS COMO HEPATITE!!!

Os salões de beleza não podem mais recorrer a estufas, fornos elétricos e equipamentos à base de radiação ultravioleta para esterilizar espátulas e alicates. No início deste mês, passou a vigorar o Regulamento Técnico para Processamento de Artigos que proíbe essa prática.

A medida tem por objetivo reduzir os riscos de doenças provocadas pelo uso de materiais perfurocortantes utilizados por manicures e pedicures.

O regulamento foi aprovado pelo governo estadual, por meio da portaria 500, no dia 31 de agosto de 2010.

De acordo com a infectologista Nicole Golin, da Secretaria Municipal de Saúde, o perigo de contrair doenças como hepatites B e C começa quando uma pessoa entra no salão de beleza para fazer as unhas.

– As manicures geralmente cortam a cutícula e isso sangra. Uma gota de sangue pode favorecer a transmissão, pois (em caso de contaminação) há uma enorme quantidade de vírus no sangue – explica.

Em Caxias do Sul, segundo a Vigilância Sanitária, calcula-se que dos 1.072 casos de hepatites B e C registrados nos últimos quatro anos, 35% tenham sido causados pelo contato com material infectado em salões de beleza.

– É importante que as pessoas tenham consciência do perigo que este tipo de doença representa para a saúde. Por isso, é fundamental que os salões de beleza obedeçam às normas de manutenção e armazenamento dos materiais – alerta a coordenadora da Vigilância, Juliana Argenta.

Uma das principais obrigatoriedades da regulamentação é o uso de autoclaves, aparelhos que esterilizam materiais através de calor úmido.

Apesar de a regulamentação ter sido aprovada no ano passado, muitos profissionais da área ainda não seguem as novas normas e continuam utilizando estufas e fornos elétricos como esterilizadores(QUE SÃO PROIBIDOS POR LEI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário